domingo, 27 de janeiro de 2019

Calvície

Calvície é uma forma de alopécia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários. O tipo mais comum de calvície masculina é a alopecia androgenética, (AAG) ou calvície de padrão masculino. Ocorre em aproximadamente 50% dos homens[1]. Nos homens, a AAG é um processo andrógeno dependente, porém, nas mulheres a queda de cabelo não parece estar ligada aos hormônios, e o termo utilizado para caracterizar o padrão de queda de cabelos acima do normal é Alopécia de Padrão Feminino (APF). A maior incidência da APF começa entre 30 a 40 anos de idade e tende a piorar após a menopausa, com afinamento difuso dos cabelos.





Causas da Calvície

A calvície masculina pode ser causada por uma alteração genética herdada de uma substância de ocorrência natural chamada DHT. Estudos já realizados de fios de cabelos de couros cabeludos calvos e não-calvos mostraram que, com a calvície de padrão masculino, os níveis de 5-alfa-redutase e DHT no couro cabeludo são consideravelmente altos. A 5-alfa-redutase é importante na formação de DHT e, consequentemente, níveis elevados de DHT estão associados com calvície masculina. A idade em que a calvície inicia e a velocidade do processo é definida pela quantidade de genes herdados dos familiares do lado paterno, materno ou ambos. Ela inicia geralmente com o afinamento, encurtamento, rarefação e despigmentação gradativa dos cabelos nas regiões fronto-temporais da cabeça, aumentando com o tempo e evoluindo para a atrofia e morte dos folículos capilares, mas preservando sempre as áreas laterais e posteriores já que são imunes à ação do DHT. Veja neste artigo as Causas da Calvície Masculina

O diagnóstico deve ser realizado por um médico dermatologista para que esse determine se o paciente apresenta uma queda normal de cabelos ou se possui uma "influência genética". O mesmo irá proceder para o exame visual, encaminhando o paciente para um tratamento, se concluir que a pessoa possui uma queda acentuada dos cabelos.



Calvície Feminina

Calvície de padrão feminino, também chamada de alopecia androgenética, é a perda de cabelo que afeta as mulheres. É semelhante à calvície de padrão masculino, exceto que as mulheres podem perder o cabelo em um padrão diferente do que os homens.

A perda de cabelo nas mulheres é normal, especialmente com a idade. Até dois terços das mulheres experimentam perda de cabelo após a menopausa. Menos da metade das mulheres passará dos 65 anos com uma cabeleira cheia.

Calvície feminina é hereditária. É mais comum após a menopausa, portanto, os hormônios são provavelmente responsáveis. Se você perceber que está perdendo cabelo, consulte seu médico ou um dermatologista. Eles serão capazes de determinar se você está enfrentando calvície feminina ou outro tipo de perda de cabelo.

Quanto mais cedo você for tratado, mais rápido você será capaz de parar a perda - e possivelmente até mesmo regredir o cabelo.



Calvície tem Cura

Um estudo divulgado este mês pode trazer cientistas um passo mais perto de resolver o quebra-cabeça da perda de cabelo. Envolve uma droga atualmente usada para tratar a osteoporose. Um dos efeitos colaterais da droga é que ela reduz a atividade de uma proteína chamada SFRP1. Isso é fundamental porque essa proteína também impede que os folículos cresçam.

Os pesquisadores do Centro de Dermatologia da Universidade de Manchester descobriram essa descoberta através de testes de laboratório. Eles usaram amostras contendo folículos capilares do couro cabeludo de mais de 40 pacientes transplantados de cabelo. Os folículos pilosos foram colocados em um meio e tratados com a droga. Os pesquisadores disseram que os folículos pilosos foram capazes de crescer novamente porque suprimiram as ações do SFRP1.


Os pesquisadores publicaram suas descobertas na revista PLOS Biology .
Kaminska disse que é animador ver que os pesquisadores conseguiram se concentrar na proteína que impede que o cabelo cresça no folículo.
"Isso é novo porque bloqueou essa proteína, SFRP", disse ela. "É incrível que eles pudessem encontrar a proteína específica".


Mas Kaminska parou de chamar as descobertas de uma cura para a calvície. Para começar, ela disse que é apenas o primeiro estudo. Além disso, foi realizado apenas no laboratório, não em pessoas. Simplesmente não há pesquisa completa suficiente para tirar conclusões sérias sobre as suas implicações a longo prazo para a perda de cabelo.


"Eu não posso dizer que é a bala mágica, mas é emocionante", disse ela.


Veja neste artigo Dicas para Calvície - Queda de Cabelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de Cabelo em Mulheres

Queda de Cabelo em Mulheres Como Lidar com isso.  Queda de Cabelo em Mulher, especialmente se você é jovem ou em um momento vulnerável em ...